Cia do Software a sua loja na internet

terça-feira, dezembro 26, 2006

JAMES BROWN O REI DO SOUL



HOMENAGEM DA FREESTYLE FOREVER AO REI DO SOUL JAMES BROWN QUE INFLUÊNCIOU TODA UMA GERAÇÃO COM SUA MUSICA E DANÇA ENTRE ELAS O FREESTYLE COM VARIOS SAMPLES USADOS DURANTE A DECADA DE 80

ASS: CLAYTONFREESTYLE

O cantor norte-americano James Brown, conhecido como "o pai do soul", morreu nesta segunda-feira 25 de dezembro de 2006, aos 73 anos, em um hospital de Atlanta, informou seu agente. Brown morreu à 1h45 (4h45 de Brasília) no Emory Crawford Long Hospital, no qual estava internado desde domingo (24) devido a uma pneumonia.O agente de Brown, Frank Copsidas, disse aos meios de comunicação americanos que o cantor não estava na unidade de terapia intensiva e que se desconhece a causa exata da morte.O amigo e companheiro de trajetória musical Charles Bobbit estava junto a Brown no momento de sua morte, acrescentou o agente.Célebre por uma voz imponente e seus frenéticos movimentos, Brown, também conhecido como "Senhor Dinamite", se tornou famoso com canções como "I Got You (I Feel Good)", "Papa's Got a Brand New Bag", "Please Please Please" e "Living in America". Seu sentido inovador de ritmo o transformou em um dos músicos americanos com maior influência nos últimos 50 anos, junto a nomes como Elvis Presley e Bob Dylan.Além de transformar o gospel em rhythm and blues e soul, James Brown também influenciou o surgimento de estilos como o rap, o funk e a música disco. Mick Jagger, Michael Jackson e David Bowie, entre outros, admitiram ter se inspirado no ícone da música negra.O sucesso de Brown "Say it Loud (I'm Black and I'm Proud)" ("Diga alto, sou negro e orgulhoso"), tornou-se hino dos direitos humanos durante os turbulentos anos 1960. Ele tocou a música na posse de Richard Nixon na Presidência dos EUA, em 1969 -- em ação que prejudicou temporariamente sua popularidade entre jovens negros.Brown costumava trocar de ternos uma dúzia de vezes durante um show e dançava freneticamente no palco. Uma vez disse que queria esgotar o público e "dar às pessoas mais do que esperavam-- cansá-las".O cantor gravou mais de 800 canções durante sua carreira. Emplacou mais de 119 músicas nas paradas de sucessos e lançou mais de 50 álbuns. Entrou no Hall da Fama do Rock and Roll e recebeu um prêmio Grammy pela carreira musical, em 1992.Além de lançar discos e fazer shows, Brown construiu também um império de negócios, incluindo uma série de estações de rádio e sua própria empresa de produções. Tinha uma grande frota de carros caros e um avião. Durante sua vida, ganhou fama de ser o homem que mais trabalhava na área artística.


Biografia

Nascido em um subúrbio de Barnwell (Carolina do sul) em 1933, James Joseph Brown Jr. superou uma infância marcada pela miséria e a marginalização, após ser abandonado aos 4 anos por seus pais e deixado aos cuidados de parentes e amigos. Cresceu nas ruas de Augusta (Geórgia), onde cantava e dançava para pagar por sua vaga no quarto de um bordel.Abandonou a escola na sétima série e começou a trabalhar colhendo algodão, engraxando sapatos, lavando carros e pratos e fazendo faxina em lojas.Aos 16 anos, foi condenado a passar três anos em um reformatório por roubar carros. Ao sair, e em meio a uma carreira semiprofissional como boxeador, uniu-se ao grupo de gospel de Bobby Byrd, cuja família acolheu Brown.A banda, rebatizada como Famous Flames, assinou um contrato em 1956 com a King Records de Cincinnati e quatro meses depois a canção "Please Please Please" se transformou em seu primeiro título a alcançar o topo das paradas de sucesso.Foi um show em Nova York, no teatro Apollo, no Harlem, que ajudou Brown a dar seu primeiro grande passo na carreira, com a gravação de uma apresentação ao vivo em 1961.Durante os anos 60, lançou canções que se tornaram clássicos de seu repertório, como "Papa's Got a Brand New Bag", "I Got You (I Feel Good)", "Get Up (I Feel Like Being a Sex Machine)" e "I'm Black and I'm Proud", enquanto se envolvia com drogas, álcool e atos de violência, que lhe trouxeram problemas com a Justiça.Na década de 70, com a morte de seu filho Teddy em um acidente de trânsito, e a competição com a disco music, a carreira de Brown dava sinais de fraqueza. Nos anos 80, participou de filmes como "Os Irmãos Cara-de-Pau" e "Rocky 4", que tinha na trilha sonora o sucesso "Living in America", que lhe valeu um Grammy em 1987. O sucesso dos filmes e da canção apresentaram James Brown a uma nova geração de fãs.Em 1988, Brown foi condenado a seis anos por posse de drogas e armas. Ele foi preso após uma perseguição em alta velocidade pelos estados da Georgia e da Carolina do Sul, depois que a polícia disparou nos pneus do seu veículo. O cantor passou mais de dois anos na prisão, após os quais se dedicou a trabalhar com jovens músicos de rap e hip hop, que viram nele, apesar de seus erros, um modelo que conseguiu superar a miséria e marginalização de sua infância.Em fevereiro de 1991, foi libertado sob a condição de nunca dirigir e ter armas de fogo. Dois anos depois, Brown lançou o álbum "Universal James", que continha sucessos como "Can't Get Any Harder", "How Long" e "Georgia-Lina". Outro álbum de estúdio, "I'm Back", com a canção "Funk On Ah Roll", foi lançado em 1998. Em 2004 teve diagnosticado um câncer de próstata, o que o levou a se submeter a uma cirurgia. Continuou sua carreira, em apresentações e estúdios como o show de 2005 na Grã-Bretanha e os duetos gravados com os cantores britânicos Will Young e Joss Stone.Brown foi casado quatro vezes e teve pelo menos seis filhos, o último deles com sua mais recente mulher, a backing vocal Tommie Raye Hynie.

segunda-feira, dezembro 25, 2006

SHOW DO NOEL NO BRASIL





EU GOSTARIA DE AGRADECER AO NOSSO AMIGO EDSON MIAMI QUE ESTEVE PRESENTE E FEZ ESTE ÓTIMO COMENTARIO SOBRE O SHOW E O NOEL A QUEM CONHECEU PESSOALMENTE VALEU EDSON

ASS: CLAYTONFREESTYLE


NOEL EM SÃO PAULO DIA 01 DE DEZEMBRO NO ESPAÇO DAS AMÉRICAS


PARA OS FANS DE NOEL , ELE ESTA DE VOLTA APÓS 17 ANOS ELE ESTEVE EM SÃO PAULO DIA 01 DE DEZEMBRO PARA FAZER UM SHOW E RELEMBRAR OS SEUS MAIORES HITS E TAMBÉM UMA DAS MÚSICAS MAIS TOCADAS DA DECADA DE 80

OS SEUS MAIORES HITS SÃO ( SILENT MORNING, LIKE CHILD, THE QUESTION )

HISTÓRIA SOBRE O NOEL

HOUVE UMA HISTÓRIA NA ÉPOCA QUE NOEL TINHA MORRIDO DE AIDS, E ESSA INFORMAÇÃO VEIO COM FORÇA AO BRASIL, SÓ QUE NA ÉPOCA QUEM TINHA MORRIDO FOI O UM DOS VOCALISTAS DO C&C MUSIC FACTORY, MAS EM 2001 ELE DEU AS CARAS COM O SEU MAIS RECENTE SINGLE WILL FIND TRUE LOVE, MÚSICA QUE O DEIXOU MAIS VIVO NO MUNDO FREESTYLE

AGORA UMA HISTORINHA ANTIGA DIZEM QUE FOI DESCOBERTO POR MADONNA, DIZEM QUE ELA ESTAVA PASSANDO EM UMA RUA DE UM PERIFERIA DOS ESTADOS UNIDOS E ELA VIU UM GAROTO COM UM VIOLÃO CANTANDO SILENT MORNING E DAÍ FOI APRESENTADO POR TONY MORAN E É CLARO POR PAUL ROOB ONDE PRODUZIU O SEU PRIMEIRO ALBUM

FALANDO SOBRE O SHOW DO DIA 01 DE DEZEMBRO ESTAREMOS ESPERANDO UMA BELA APRESENTAÇÃO ELE VAI TER 10.000 PESSOAS VIBRANDO COM O SEU SOM E ACREDITO QUE FICARÁ NA HISTÓRIA O SHOW DE NOEL PAGAN

EDSON MIAMI

COMENTANDO DO SHOW OLHA FOI MINI SHOW MAS QUE ANIMOU A GALERA, EU TIVE O GRANDE PRAZER DE CONHECER ELE PESSOALMENTE, UMA PESSOA MUITO HUMILDE, ONDE CONVERSAMOS PRATICAMENTE UM DIA INTEIRO, DISSE QUE SEU ESTILO É FREESTYLE NO CORAÇÃO PARA SEMPRE, ELE CANTOU APENAS 6 MÚSICAS, A GALERA QUERIA MAIS, MAS AS VEZES NÃO SABEMOS O QUE TEM NOS CONTRATOS COM RELAÇÃO A QUANTAS MÚSICAS SERÃO CANTADAS, MAS A GALERA CANTOU COM ELE TAMBEM, ELE RETRIBUIU DEU UM PRESENTÃO PARA OS FANS ALÉM DE FICAR E ATENDER TODOS MEUS AMIGOS NO CAMARIN, ELE DEPOIS FOI ATÉ A PISTA DO LOCAL DO SHOW E TIROU FOTO COM QUANTAS PESSOAS QUIS, ELE SEM DÚVIDA VOLTARÁ AO BRASIL SE DEPENDER DELE UMA DAS COISAS QUE ELE MAIS GOSTOU NO BRASIL FOI DAS MULHERES, PALAVRA DELE MESMO, ELE ESTÁ COM SUA MÚSICA NOVA CHAMADA – I FEEL LIVE ....

EDSON MIAMI

quinta-feira, dezembro 14, 2006

A VIDA DE JOCELYN ENRIQUEZ



Jocelyn Enriquez

Parece que hoje em dia é normal que artistas comecem suas carreiras muito cedo, mas no Freestyle, isso é um absurdo! Cantoras como Lil Suzy e Lil Johanna começaram a causar furor nas pistas de dança com 11 e 13 anos, respectivamente. Só a "vovó" Angelina começou já velha (22 anos). Nesse contexto, surge a americana descendente de pais filipinos Jocelyn Enriquez. Vejam que coisa: aos 3 anos, ela já causou espanto em sua escola, com uma versão da música "Ring my Bell", sucesso da Disco Music interpretado originalmente por Anita Ward.
Na verdade, Jocelyn não difere muito de suas colegas cantoras mencionadas acima. Vinda de uma família muito pobre (fato normal entre os imigrantes nos EUA), ela cantava em igrejas e participava de projetos sociais para imigrantes filipinos. E levava sua vida mais ou menos assim. Um certo dia, ela conseguiu que Kormman Roque, presidente da Classified Records, ouvisse sua performance. Ele ficou impressionado com a potência vocal da menina e, a partir daí, tudo começou a mudar na vida da jovem cantora.
Em Abril de 97, as rádios começam a tocar seu primeiro single pela nova gravadora: "Do You Miss Me?", uma bela mistura de Dance Music e Electro-Funk, resultando em mais um super-hit das pistas de dança, como sempre. Em Agosto do mesmo ano, veio "A Little Bit of Ecstasy", que alcançou um sucesso quase igual, tanto nas massas quanto na Billboard. E, durante todo esse ano, era possível ouvir seus singles nas ruas de Nova York, entre carros de som, restaurantes e bancas de jornal.
Em 98, Jocelyn participou do projeto "Stars on 54", que contava ainda com Amber e a diva House Ultra Naté. O single foi "If You Could Read my Mind" que, mais uma vez, estourou em todo o mundo. Seguiu-se o álbum (que eu não descobri o nome) e o último single até agora: "I've Been Thinking About You". Mais uma cantora de sucesso neste incrível universo de divas precoces do Freestyle.

Em breve mais artistas freestyle e suas historias.

sábado, dezembro 09, 2006

A HISTORIA DO FREESTYLE



A História do Freestyle
Bem, é importante observarmos de onde o freestyle evoluiu,para que nós possamos falar um pouco sobre a sua história. E o freestyle evoluiu de outros rítmos musicais, como Discoteca, Hip Hop, Electro e do House.
A discoteca foi muito, mas muito tocada mesmo nos anos 60 e 70, e foi trazida a Nova York principalmente por David Mancuso, nascido lá mesmo. David tocou muita Discoteca "comercial" num famoso clube chamado "The Loft" e a discoteca trazia frequentemente temas romanticos, mas com batidas bastante progressivas para a época, num som, digamos, bastante "energizado".
Bem, todos nós sabemos que a discoteca influenciou e começou o que nós chamamos de "Dance Music". Com o passar dos anos, a Discoteca evoluiu e começou a ser chamada em muitos lugares, principalmente em Nova Iork de " Hi-NRG ", em meados de 1980. E " Hi-NRG " normamente tinha um tema romântico. Artistas como Thelma Houston, The Weather Girls and Phyllis Nelson emplacaram nessa época.
Um pouco antes do " Hi-NRG " se desenvolvesse, começou a surgir um estilo musical chamado Hip Hop. Muitos consideram que o primeiro Hip Hop Comercial foi a canção "Good Times" do "The Disco Group Chic".
Com Artistas como Melle Mel, The Sugar Hill Gang, e outros cantores de rap, começou a surgir uma febre no Bronx(bairro de Nova York): Dj´s de Hip Hop começaram a experimentar várias músicas "misturando" discoteca, funk e rock. Podemos dizer que os "fundadores" do Hip Hop foram DJ's Kool Herc e o Grandmaster Flash. E o Grandmaster Flash aperfeiçoou batidas e criou o que ficou conhecido na época como "breakbeats".
Mas, nos anos 70, outro Dj surgiu e fez muito sucesso: Afrika Bambaata. Durante sua própria evolução ele "tropeçaria" em um grupo europeu: Kraftwerk. E a música desse grupo foi chamada de “Trans-Europe Express.” E o mais interessante: essa música serviria posteriormente para criar a "coluna vertebral" de uma música dele mesmo: "Planet Rock". Ele simplesmente aumentou a velocidade das batidas e somou isso com o "breakbeats", combinado com um semitom de "over rap".
Arthur Baker, que ajudou a produzir Planet Rock, também ajudou a produzir a música do Planet Control "Play at your own risk". Ambas as músicas são conhecidas até hoje como electro funk. Alguns se referem a estas músicas como techno pop também.
Então, vamos revisar: Discoteca ajudou a formar a base para o Hip Hop. Hip Hop que os dj´s mixavam influenciou a discoteca para um estilo mais "pesado". Depois do Hip-Hop, o electro funk veio, um pouquinho depois. Hi-NRG também tem raízes na discoteca. Do Hip- Hop vieram os "breakbeats".
Agora com a House Music. Um dos Dj´s que foi "pesadamente" influênciado pela "lenda" David Mancuso foi Frankie Knuckles. Frankie Knuckles que também trabalhou com o grande dj Larry Levan, (o principal dj da boite "The garage paradise" em Nova Iork) levou seu estilo de mixar e editar para Nova Iork, em vários clubes por lá.
Em Particular, no clube "The warehouse", Frankie Knuckles mostrou toda a magia das pistas giratórias, e de todos os novos "sons" que surgiram durante toda aquela época. Como Frankie Knucles começou a se envolver com produção de músicas, ele acabou se esbarrando com o Dj Ron Hardy. Juntos, muitas pessoas dizem que eles criaram a House Music.
Então a House Music começou a ganhar popularidade, ganhando um estilo mais comercial, tocando principalmente em rádios fm de Nova York. Então o electro e o house criaram seu espaço próprio, com inúmeros adeptos. E, essa época, foi umas das épocas mais diversificadas musicalmente falando em todo os EUA! Então, nessa época, a música com arranjos e batidas mais "eletrônicas" criaram, digamos assim, várias comunidades dançantes na época.

Mas, no início dos anos 80, um novo estilo de música estava começando a se formar. Era uma fusão de Discoteca, House Music, Hip-Hop, Electro, Latin Dance, hi-nrg...e então nasceu o que nós conhecemos até então por freestyle! No início ele foi muito chamado de "latin hip-hop", porque acabou surgindo principalmente nos bairros latinos das Cidades americanas de Nova Iorque e Miami. Nessa época surgiram então as primeiras gravções do estilo como: "I Wonder If I Take You Home" de Lisa Lisa & Cult Jam, "Let the Music Play" de Shannon, "Please Don't Go" de Nayobe, "One More Shot" de C-Bank, "The Mexican" de Jellibean e "Scars Of Love do TKA. E o resultado disso tudo foram batidas sintetizadas semelhantes ao do electro, com um tom romântico em muitas delas, com um estilo inigualável, principalmente para a dança! E tudo parecia dar certo para o freestyle naquela época, pois todo esse conjunto estava fazendo o maior sucesso. Nessa época, Shanon e Lisa Lisa entraram no Top 40 durante 1984-85.
Existe muita polêmica em relação ao primeiro freestyle gravado. Realmente é muito difícil precisar qual deles foi, alguns sites na internet dizem que a música de Shanon "Let music Play" foi a primeira, mas existe uma versao do grupo tka da musica x ray vision de 1981 entao na minha opinião essa foi a primeira produção freestyle da historia.
E o freestyle se encaixou muito bem no mundo da dance music/eletronica e musica pop durante o meio dos anos 80, e nessa época surgiram vários artistas que levavam o freestyle a ser um dos rítmos mais tocados como: Exposé, Brenda K. Starr, Trinere, The Cover Girls, Information Society, Noel, Peter Fontaine, India e Stevie B.
Andando um pouco mais no tempo, Figuras mais novas como Lil Suzy,George Lamond, Cynthia, Johnny O, Collage, Intonation, Lil Johana e outros se tornaram grandes estrelas dentro da comunidade do Freestyle.
Os freestyles mais antigos tinham um estilo próprio, com batidas mais suaves e letras mais românticas, lembrando ainda a discoteca e o eletro, e ficou conhecido no universo freestyle como Old School(antiga escola), e os mais novos, com estilo de batidas mais graves, mas a maioria com letras e levadas também românticas ficou conhecido como New Shool(nova escola). • Artistas da Old School : Stevie B, Shana, Stephanie, Trinere, Sa-Fire, Noel, Reinald-O, Dr Edit, Connie, Lisa Lisa & The Cult Jam, Shannon, Lisette Melendez...• Artistas da New School : Lil' Johanna, Rockell, Elissa...
No Brasil, O Freestyle chegou no Brasil de carona com house (São Paulo), Electro/Miami Bass (Rio de Janeiro) e foi difundido com termos como Miami Beats (principalmente em São Paulo) e Funk Melody (Rio de Janeiro). O termo "Funky Melody" (Funky: groove, ênfase, batida forte e Melody: melodia, harmonia) foi criado nos EUA, para designar um estilo mais "melódico" do Freestyle, como por exemplo a música do Intonation "Died in your arms", mas foi usado bastante aqui no Brasil, confundindo-se com o Freestyle Puro. Embora ele tenha se espalhado em quase todos os grandes centros urbanos brasileiros, o freestyle foi trazido incessantemente para o Rio de Janeiro por volta de 1986 nos bailes funks realizados nos subúrbios cariocas. Até hoje ainda é muito tocado no estado da BAHIA. No início dos anos 90 surgiam as primeiras produções nacionais com letras em português. Embora consideremos tais produções como freestyle, as produções feitas aqui no Brasil são exemplos dígnos do mais puro funk Melody.Os pioneiros foram Movimento Funk Club com miami bass, Cashmere, Conexão Japeri e Guilherme Jardim. Depois que o "funk carioca" fez seu retorno bastante significativo em 1994, o freestyle nacional tambem voltou a fazer sucesso por aqui. Alguns artistas que se destacaram nesta época foram Latino, Abdulah, You Can Dance, Simple Dance, Copacabana Beat, Claudia Mel, Bob Rum e até artistas globais como Angélica e a Xuxa com suas paquitas fizeram musicas em versões freestyle.
O Freestyle Hoje Neste novo milênio, este estilo continua sendo produzido até hoje e está firme com seguidores como Stephanie Bennet, Elissa, Mon-A-Q, Rockell, Stevie B, Mikaila e tantos outros. Por um problema de divulgação aqui no Brasil, principalmente por conta dos próprios Dj´s, o freestyle praticamente deixou de ser um tipo de música comercial. Hoje é mais lembrado como coisa do passado, como flash back. Muitas pessoas lamentam que o estilo tenha sido esquecido pelos produtores e dj´s, enquanto na verdade o freestyle é produzido comercialmente no mundo inteiro, principalmente nos EUA, Canadá, América Latina (Latin Freestyle), Europa(Eurofreestyle)!
Vale ressaltar que, desde a década de 80, está sendo produzido freestyle no mundo inteiro, e consequentemente, o universo deste estilo musical é bastante grande...Se formos verificar as páginas de internet, os grupos de internet, as gravadoras existentes, e a quantidade de freestyle existente nos softwares p2p de troca de música, veremos que em todo lugar existem pessoas que gostam deste estilo musical! O freestyle veio para ficar, e já tem seu público cativo, que, dia após dia, só vem aumentando, cada vez mais!

sexta-feira, dezembro 08, 2006

A ORIGEM DO HIP HOP


Olá pessoal estou postando aqui para aqueles que ainda nao conhecem a historia do breaking e do hip hop, grafitti e rap e como tudo chegou a esse nivel que existe hoje, abaixo muito informação para quem está afim de aprender ou iniciar nesse estilo que envolve muitos movimentos como dança, graffit, dj, musica e muito mais.
ASS: CLAYTONFREESTYLE


LEIA UM POUCO DA HISTÓRIA DO HIP HOP
Surgimento O termo Hip-Hop foi estabelecido, por volta de 1968, pelo negro Afrika Bambaataa, inspirado em duas movimentações ciclicas. A primeira delas estava na forma cíclica pela qual se transmitia a cultura dos guettos norte-americanos. A segunda estava justamente na forma de dançar mais popular da época, ou seja, saltar (hop) movimentando os quadris (hip). Era um convite à festa.Nesta época (década de 60) proliferou-se uma grande discussão sobre direitos humanos e, nesta ordem dos fatos, os marginalizados da sociedade de Nova York se articularam para fazer valer suas propostas na eliminação das suas enquietações. Assim surgiram grandes líderes negros, como Martin Luther King e Malcom X, e grupos que lutavam pelos direitos humanos como os Panteras Negras. E esse ambiente influenciou, bastante, os primeiros praticantes do Hip-Hop, principalmente artistas como Isaac Hayes que faziam os habitantes do guetto dançarem as músicas que eles mesmo intitulavam de "Raps", a exemplo dos "Ike's Raps" contidos nos LP's de Hayes, que eram compostos por uma base musical dançante acompanhado de rimas faladas que seguiam o ritmo. Além disso, a mensagem contida nas letras continha alto teor político-social.Portanto, juntando a música (Rap), a dança (Breaking) e a arte plástica (Grafite) você têm todos os elementos que deram origem ao Hip-Hop.

Rap
A origem do Rap nascido na Jamaica, mais ou menos na década de 60 quando sugiram os "Sound Systems", que eram colocados nas ruas dos guettos jamaicanos para animar bailes. Esses bailes serviam de fundo para o discurso dos ‘toasters’, autênticos mestres de cerimônia que comentavam, nas suas intervenções, assuntos como a violência das favelas de Kingston e a situação política da Ilha, sem deixar de falar, é claro, de temas mais prosaicos, como sexo e drogas.No início da década de 70 muitos jovens jamaicanos foram obrigados a emigrar para os EUA, devido a uma crise econômica e social que se abateu sobre a ilha. E um em especial, o DJ jamaicano Kool Herc, introduziu em Nova York a tradição dos "Sound Systems" e do canto falado, que se sofisticou com a invenção do scratch, um discípulo de Herc.O primeiro disco de Rap que se tem notícia, foi registrado em vinil e dirigido ao grande mercado (as gravações anteriores eram piratas) por volta de 1978, contendo a célebre "King Tim III" da banda Fatback.

Grafite
O Graffite com forma de arte se espalhou por todo o mundo, tornando impossível rastreá-lo no sentindo histórico. Apenas sendo possível fazer referência as pinturas das cavernas, das quais não se tem sequer uma noção de tempo em que foram feitas. Se buscarmos as principais fontes de informação ficará evidenciada uma forte influência latina, afinal os maiores artistas do gênero são de países como Porto Rico, Colômbia, Bolívia e Costa Rica. Isso não desmerece os artistas naturais de outros países europeus e de outros continentes. Dos inúmeros nomes do Grafite mundial, contam nomes como Ramon Herrera, Futura, Lee Quiñones, Sandra "Lady Pink" Fabara, Miguel "PacoPaco" Ramirez e pelo francês Nadty Can.

Breaking
O Breaking é uma dança inventada pelos porto-riquenhos, através da qual expressavam sua insatisfação com a política e a guerra do Vietnã, apresentavam em performance que imitavam os helicópteros da guerra, ou mesmo os soldados que voltavam mutilados da guerra. Ela se alastrou junto com as gangues nova-iorquinas, que por volta da década de 70, respondia à opressão social com violência brutal. Além das depredações dos prédios do bairro, era comum o confronto armado. Por tradição norte-americana os grupos étnicos não se misturavam, daí tínhamos gangues de hispânicos e gangues de negros. Cada um tinha seu código do grupo, o chamado TAG (assinatura dos grafiteiros), que demarcavam o território. Contudo nos momentos de descontração, dançavam o Breaking Entre as mais famosas Crews de breaking posso citar Rock Steady Crew, Electric Boogie, Zulu Nation e Dynamic Breaks. No Brasil as Crews que fizeram história foram Crazy Crew, Street Warriors, Nação Zulu, Fantastic Face, Jabaquara Breakers e Back Spin Kings.

Hip Hop no Brasil
Hip Hop no Brasil, o Hip-Hop chegou no início da década de 80 por intermédio das equipes de baile, das revistas e dos discos vendidos na 24 de Maio (São Paulo). Os pioneiros do movimento, que inicialmente dançavam o Breaking , foram Nelson Triunfo, depois Thaíde & DJ Hum, MC/DJ Jack, Os Metralhas, Racionais MC's, Os Jabaquara Breakers, Os Gêmeos e muitos outros. Eles dançavam na Rua 24 de Maio, mas foram perseguidos por lojistas e policiais; depois foram para a São Bento e lá se fixaram. Houve um período de divisão entre os breakers e os rappers, os primeiros continuaram na São Bento, os outros foram para a Praça Roosevelt. O Rap, a principio chamado de "tagarela", ascende e os breakers formam grupos de Rap. Em 1988 foi lançado o primeiro registro fonográfico de Rap Nacional, a coletânea "Hip-Hop Cultura de Rua" pela gravadora Eldorado. Desta coletânea participaram Thaide & DJ Hum, MC/DJ Jack, Código 13 e outros grupos iniciantes.Nesse período de ascensão do Rap, a capital paulista passou a ser governada por uma prefeitura petista, o que muito auxiliou na divulgação do movimento Hip-Hop e na organização dos grupos. Por esse motivo foi criado em agosto de 89 o MH2O - Movimento Hip-Hop Organizado, por iniciativa e sugestão de Milton Salles, produtor do grupo Racionais MC's até 1995. O MH2O organizou e dividiu o movimento no Brasil. Ele definiu as posses, gangues e suas respectivas funções. Nesse trabalho de divulgação do Hip-Hop e organização de oficinas culturais para profissionalização dos novos integrantes, não podemos esquecer de citar a participação do músico de reggae Toninho Crespo. Este trabalho teve sua continuidade no município de Diadema com o profissionalismo de Sueli Chan (membro do MNU - Movimento Negro Unificado).

Breaking
O breaking é a expressão dançante do Hip Hop. quem dançava era chamado de b.boy , pois o seu significado é break boy, Bronxs boy. Essa dança veio para dar um basta a violência praticada pelas gangues da época , pois os jovens preocupados em se superar cada vez mais nos movimentos esqueciam dos problemas e da violência originária das ruas,até que as rinchas entre as gangues passaram a ter um sentido menos violento.Daí surgiu o “racha” entre as gangues ,quem dançasse melhor vencia. O footwork (sapateado) sempre foi uma das formas básicas de se dançar o breaking. No início da década de 70 no bairro do Bronx era básico fazer um início com top rock, depois muitas variações de footwork e a seguir o freeze.Os latinos da época se destacavam pela utilização de “manobras”(acrobacias,saltos), que eram feitas entre o top rock e o footwork. Uma modificação foi quando os movimentos giratórios contínuos chegaram e ganharam espaço, principalmente o backspin(giro de costas). Após muitas modificações parecia que nada chegaria para causar impacto.Aos poucos, os que continuaram a praticar mais o footwork desenvolveram uma parte não tão valorizada ;o freeze Antes apenas usado para finalizar a sequência, tornou-se um estilo novo. Africa Bambaataa Com Grandmaster Flash e o jamaicano kool Herc , Bambaataa é um dos pilares da música deste século. É o criador do electro-Funk com a música " Planet Rock" (1982) que mostrava batidas de Hip Hop com trechos de "trans - europe express" , dos pioneiros eletrônicos alemães krafwerk. Não bastasse influência desse porte BamBaataa é considerado precursor do big beat , vertente eletrônica com nomes como Chemical Brothers , Fatboy Slim e Cristal Method de Boa parte da música eletrônica. Bambaataa , nome de um antigo chefe zulu , começou a organizar as "block parties" e campeonatos de breaking em 1977 no Bronx , Nova York , Lançou o primeiro single, ‘ Zulu nation thowdown" com o seu grupo de Mc’S soul sonic Force , que veio pela primeira vez ao Brasil em 1980. Zulu nation é uma comunidade religiosa criada por Bambaataa que crê na matemática, verdade , conhecimento , deus , amor , respeito , Ovnis , sabedoria , liberdade , Justiça , economia etc.

OFICINA - CASA DO HIP HOP
EM DIADEMA Muitos reclamam que falta um espaço exclusivo para divulgar a cultura hip-hop, e com razão, pois ainda são poucos os locais que oferecem atividades ligadas ao hip-hop todos os dias da semana. Mas em Diadema, região do ABC em São Paulo, a situação é diferente. Desde o ano passado, no Centro Cultural Canhema, funciona a Casa do Hip Hop, um espaço que oferece oficinas e palestras, sempre envolvendo os quatro elementos do hip-hop. Nelson Triunfo, pioneiro do breaking no Brasil, foi um dos idealizadores do projeto que contou com o apoio da prefeitura local. Ele é um dos responsáveis pelas oficinas de dança (dá aulas de soul), ao lado dos b.boys veteranos Banks e Marcelinho Back Spin que dão aulas de breaking. Essa dupla, que também dança ao lado do mestre Thaide, não se limita a apenas ensinar os passos do breaking, eles freqüentemente dão palestras sobre cidadania e outros temas atuais pra rapaziada que participa das oficinas. Se você for na Casa do Hip Hop vai perceber que lá existe uma grande exposição de grafites, que na minha opinião é mais impressionante que eu já vi. Nomes conhecidos como Os Gêmeos, Binho, Speto e muitos outros deixaram a sua marca nos muros e paredes do centro cultural. Os grafiteiros Tota e Chorão são os responsáveis pelas oficinas de grafite, eles dão aulas para aproximadamente 10 pessoas por turma e o curso básico dura seis meses. DJ Dri, parceiro e irmão do rapper Linno Criss, é o responsável pela oficina de DJ. Ele ensina as técnicas de discotecagem, mixagem e produção para os interessados que sonham em virar um grande DJ. Dri também é das antigas, ele fazia parte do grupo Metralhas que ao lado de Thaide & DJ Hum, e tantos outros, foram os pioneiros do rap paulistano. Aliás, essa é um caracterisca dos oficineiros da Casa do Hip Hop, a maioria fez parte da história do hip-hop brasileiro e tem muita bagagem pra rapaziada que quer conhecer de perto o verdadeiro hip-hop. Além dessas atividades, existe também uma oficina de rimas (ou técnica vocal) e outra de percurssão, onde o rapper Alexandre Pereira e Pixú (integrante da banda Mafuá) passam seus conhecimentos para os futuros rappers e músicos. Não posso esquecer de falar sobre Nino Brown, que é um dos coordenadores do centro cultural. Ele também dá palestras e divulga as idéias da Zulu Nation no Brasil. Nino Brown é o presidente da filial brasileira da Zulu Nation, a maior organização de hip-hop do mundo, fundada pelo lendário Afrika Bambaata. As atividades da Casa do Hip Hop ocorrem todas as terças, quintas e sábados, a partir das 9 horas. O Centro Cultural Canhema fica na R. 24 de Maio, 38 em Diadema.

FREESTYLE MUSICAS & VIDEOS

Olá amigos, a todos os admiradores do freestyle nao podem perder essa oportunidade de adquirir o melhor do freestyle em video dvd com varios clipes e tambem disponivel cd mp3 com muita musica com o melhor do freestyle.

enteressados entrar em contato comigo no email claytonfreestyle@yahoo.com.br