Cia do Software a sua loja na internet

quarta-feira, novembro 07, 2007

BREAKBEAT, BBOYS, POPPERS & LOCKERS

O Break (quebra) da música já existe há muito tempo, mas não antes dos anos '70 onde veio a se popularizar. A quebra da música é uma certa parte de uma música do disco que você sempre espera para dançar mais selvagemente. Você deixa que seus sentimentos te conduza, mas esta quebra sempre deixa você muito engraçado porque geralmente é muito curta para que você desenvolva a sua criatividade até o fim. Sempre que ela está no auge, cantor volta e a quebra vai embora.
A quebra da música que foi chamada no começo de música Be Bop, música Rap, e mais que tudo de Hip-Hop, também música Beat (com batida).
Aquela batida que faz você dançar sem parar, com continuidade, tem um responsável por fundar este tipo de música e seu nome é Kool D.J. Herc.
Em meados dos anos '70 no Bronx, cidade de Nova Iorque, só existiam dois bons deejays conhecidos que eram Kool D.J. Herc e Kool Dee. Este último que só tocava músicas do estilo Disco e Kool D.J. Herc trouxe esta nova forma de música que ficou marcada somente no Bronx para nós, que regularmente tocava no ar em uma estação de rádio e ele chamava de música B. Beat.
Kool D.J. Herc foi o maior e mais seguido de todos os D.J.'s do Bronx. E vimos Herc tocando numa pequena escola de ginástica onde todos deliravam aos seus B. Beats. Era incrível pois ninguém entendia o que ele fazia realmente com os discos. Um dos discos que Herc descobriu para fazer seus B. Beats era a música Bronx Nation Anthem por mais de oito anos o disco foi chamado de Apache tocado pelos incríveis Bongo Band, que nos deu o Hit chamado Bongo Rock, este disco do Apache foi gravado em '73 e foi considerado o Top Hit de Beat de todos os tempos. Se você é um B.Beat (Hip-Hop) D.J. e não tem este disco você não é um D.J. de Break Beat. Kool Herc começou com uma coisa chamada Rappin' onde nasceu as gírias, Rock On, Rock and Don't My Melow, que logo foi aderido pelos moradores do Bronx.
De qualquer modo em meado dos anos '70 outro jovem D.J. que foi inspirado por Kool D.J. Herc, Kool D.J. Dee, Disco King Mario, começou a aparecer e crescer no cenário da música B.Beat chamado Afrika Bambaataa.
Ele tinha algo de grandioso da música B.Beat de Kool Herc, ele começou a trazer novos discos e fazia as pessoas dançarem como um trovão, e decidiu de chamá-los de Zulu Nation. Nos próximos anos Bambaataa seria o responsável pelas gírias; Shock The House, Shocking On, Don't Stop The Body Rock, Sure Shot Th Body Rock. Nesta mesma época apareceu outro D.J. com o nome de Grand Master Flash, que ajudou a reformular o jeito de rimar em cima dos Break Beats, não foram Sugarhill Gang, D.J. Hollywood ou Eddie Chebba e Kurts Blow que começaram rimar em cima dessas batidas, foram realmente Grand Master Flash, Mele Mel, Kid Creole e Keith Cowbow que começaram o fenômeno das rimas.
Se existe alguém responsável pela criação da música Break Beat foram Kool D.J. Herc, Afrika Bambaataa e Grand Master Flash, os que vieram depois só ajudaram a construir o que chamamos de Hip-Hop.


B-BOYING BREAKING
Como Wild Style, Flash Dance e Beat Street; manteve o Breakin' vivo, pois, depois de '78 muitos pararam de dançar no Bronx e ele continuou só e ensinou outros garotos e formou o grupo Rock Steady Crew que em '81 começou a aparecer na mídia e depois conquistou o mundo.
É bom lembrar que o B. Boy por ter sido criado no Bronx em N. Y., faz parte da cultura Hip-Hop como o D.J., o M.C. e o Graffiti. Danças como Lockin' e Poppin' foram criados na Califórnia por isso não são incluidas nos 4 elementos originais, mas todos sabemos que depois dos anos '80 muitos B. Boys passaram a fazer Lockin' & Poppin' e vice-versa. Talvez seja por isso que a mídia deu o rótulo de Break Dance na febre de '84 para unificar estes estilos.
Existem três fundamentos básicos da dança do B. Boy:
1: Top Rock (preparação) é como um passo de Funk estilizado.
2: Foot Work (trabalho dos pés) trançando as pernas em volta do corpo continuamente.
3:Freeze (congelamento) é a finalização da dança do solo do B. Boy.
Giros, saltos, acrobacias e todos os movimentos de ginástica foram adicionados depois de 1980.
Estes movimentos (power move) não são considerados dança, são apenas movimentos de dificuldade e velocidade que somados à dança tornam o B. Boy mais extraordinário.
Power Move não é um estilo de dança, power move é uma denominação para estes novos elementos. Por isso não se esqueça, B. Boy é aquele que DANÇA no Break (BATIDA) da Música!!!


LOCKING
O Lockin' surgiu no início dos anos '70, em Los Angeles, Califórnia, criado por Don Campbell que em '72 formou o grupo The Lockers, o primeiro grupo profissional de dança de rua da história. Claramente se vê no Lockin' a influência do Funk. Segundo Shabba-Doo (Ozone no filme Breakin), membro do The Lockers, existia um passo de Funk chamado Funky Chicken (algo como o Funk da galinha) que inspirou Don a fazer o primeiro passo do estilo.
Muitos passos foram adicionados como; movimentos de braços minuciosos, usando os cotovelos, mãos e dedos, e é claro muito Funk nos pés.
O The Lockers, se apresentaram muito no programa "Soul Train" de uma Tv americana, fizeram shows com James Brown, Parliament, Frank Sinatra, Funkadelic, e influenciaram muitos dançarinos pelo mundo.
O Lockin' é a dança de rua mais antiga e mais clássica. ë difícil ver por aí, hoje em dia Lockers dançando, já o Breaking e o Poppin' são mais comuns.
Apesar de Don Campbell ser o criador, outros dançarinos deram sua contribuição para o Lockin', como um cara chamado Scooby-Doo e outro chamado Skeeter Rabbit que criaram passos que levam seus nomes.
Em todos os estilos de dança saber o básico é importante mas no Lockin' isso é primordial pois só assim você entenderá a verdadeira forma desta dança.

POPPING - A HISTÓRIA
Surgiu no início dos anos '70 em uma pequena cidade americana chamada Fresno na Califórnia.
Seu criador foi Boogaloo Sam que logo mais formaria um grupo chamado Electric Boogaloo.
O Poppin' é a evolução de uma dança antiga, o Robot (que era apenas a cópia dos movimentos mecânicos de um robô).
Mas o estilo ficou muito mais complexo, pois, não é tão frio como o Robot, tem muito mais energia e se apropria de movimentos de ilusão, mímica, clown (palhaço), desenhos animados e dança indiana, também foi inspirado por passos usados pelo cantor James Brown que ele mesmo chamava de Boogaloo (fazendo ondas pelo corpo).
Boogaloo Sam, eletrificou o Robot e somou ao Boogaloo de James Brown. Do Poppin' também surgiu um passo muito conhecido e usado por Michael Jackson, originalmente Back-Slide (deslizar pra trás), pois Moonwalk como foi chamado por Michael, na verdade é quando se desliza pra frente.
Boogaloo Sam é irmão de Poppin' Pete que atuou no filme Breakin, no clipe Beat it de Michael Jackson entre tantos outros, ele também fazia parte do Electric Boogaloo.
Apesar de ser criado em Fresno, muitas cidades da região como Backersfield, Sacramento e Compton, desenvolveram seu estilo e passos próprios no Poppin'. Isso ajudou a desenvolver a dança mais ainda. E quando chegou até o mundo nos anos '80 já era algo extraordinário.
Grandes dançarinos da segunda geração como Boogaloo Shrimp (Turbo no filme Breakin) e Poopin' Taco (filme Breakin) ficaram conhecidos no mundo inteiro por causa de suas inovações no Poppin'. Muitos dançarinos da primeira geração como Poppin' Pete, Skeeter Rabit continuam na ativa até hoje e viajam o mundo passando para as próximas gerações a verdadeira essência do Poppin'.