Cia do Software a sua loja na internet

quinta-feira, fevereiro 12, 2009

um pouco mais sobre alguns produtores e artistas freestyle

pra quem não sabe Freestyle, nome em Inglês que significa estilo livre, refere-se ao estilo musical nascido nos Estados Unidos nos anos 80 criado pelos imigrantes Latinos de Miami e Nova york. A principal característica desse tipo de música é a mistura de outros estilos como Club, Dance Music, Blues, House Music entre outros.

Ass: Claytonfreestyle

Alguns Produtores de Freestyle (Obs: alguns além de produzir também cantam)

Tony Garcia
tony teve muitos intérpretes trabalhando com ele, entre estes podemos citar Reinald-O, com quem gravou seu primeiro disco independente e os sucessos “Forever”, “My sweety love”, “Another night” entre outros. Quem não pode ser esquecido também é N.V.(que começou a carreira com o nome de “Peter Fontaine”) com quem gravou “Just like the wind” e “Girl you hear me crying”. Tony lançou ainda a princesinha do Freestyle Lil’ Susy com o inesquecível hit “Take me in your arms”.

Tony Butler
o Pretty Tony Músico atuante em Miami no estado da Flórida, Pretty Tony é o maior nome quando se fala de Street Jam. Sua característica principal são seus arranjos eletrônicos pesados. Tony se consolidou ao lançar o lendário grupo de mesmo nome do movimento: O Freestyle. Suas principais produções com as inovadoras vozes robotizadas usando um recurso chamado vocoder foram Don’t Stop The Rock, It’s Automatic e The Party Has Begun. Além do eterno mito Freestyle, Butler lançou os maiores sucessos da inesquecível Trinere. Entre eles, podemos citar How Can We Be Wrong, They’re Playing Our Song, I’ll Be All You Ever Need, etc. Além de produzir raridades destes artistas, Tony também gravou suas próprias músicas com a mesma qualidade, um exemplo é sua música Jam the Box. Tony Butler investiu ainda em produções de outros nomes lendários do Street Jam como o imortal Newcleaus.

Tolga Katas
é outro grande exemplo de gênio do Freestyle. Cada produtor tem um ponto forte que o diferencia dos outros, o de Tolga são os arranjos. Pioneiro no estilo, Tolga Lançou seus primeiros sucessos em 87: Leave It All Behind e Loving Fool. Um grande produtor trabalha com grandes intérpretes, e com esse pensamento, Katas ainda em 87 produziu o primeiro álbum de um promissor estreante: O álbum “Party Your Body” de Stevie B Com o estouro da música de trabalho, Tolga Katas e Stevie B iniciaram uma longa e duradoura parceria, que culminou com a produção de vários sucessos como Spring Love, Dreaming of Love, Funky Melody, I wanna Be The One, entre outros. Tolga e Stevie produziram juntos também Pump Up The Party com o nome “Hassam”. Ele lançou sucessos como Sending All My Love e If You Could Be Mine da banda Linear, esta cujo vocalista trabalhou fazendo back in vocal do grande Stevie B. Trabalhou também com Coro, que fez participações nos shows do Stevie fazendo back in vocal e dançando. Outro intérprete que não pode ser esquecido é Ray Guell. Juntos, Tolga e Ray lançaram vários álbuns como Inspiration e Givin’ Up, mas sem dúvida os álbuns que ficaram mais conhecidos foram You Took My Heart e Just Another Lover, este último se tornou a bandeira de Ray Guell que se tornou nome forte do “Latin Freestyle”. Tolga ainda ficou conhecido por produzir nomes como o inesquecível G.T. do hit Take My Hand e I Need You. Além de G.T., Tolga tem entre seus produzidos Tony Marino com One love, Brandon com Destiny e Cherokee com No More Tears, No More Lies. Tolga vive em Burbank, Califórnia, onde tem sua gravadora independente, a “En2go”.

Stevie B
Além de ser o maior intérprete do Freestyle/Melody é também um ótimo produtor musical. Entre suas produções podemos citar o hit “Pretty Girls” do Miami Crew Jam que tem como membro o próprio Stevie participando nos vocais. Também gravou e produziu no fim dos anos 80 ao lado de Tolga Katas a música Pump Up The Party com o nome de Hassan. Stevie B participou da produção de várias músicas de Tolga como Leave It All Behind, mas se destacou com o hit Paradise intrepretado por Korell (aqui no Brasil se tornou febre e chegou a fazer parte da trilha sonora da novela “A viagem” da Rede Globo).

Mickey Garcia
é o fundador e presidente da lendária gravadora “Mic Mac Record’s. Para demonstrar a grandeza dessa marca é preciso apenas mencionar alguns dos nomes que foram lançados por ela, que pelo jeito não são poucos, entre eles os maiores foram Johnny O, Cynthia, Tiana, Nyasia, Dominica, Clear Touch, Rios Sisters, entre outros. Ele mostrou ser um talentoso produtor e não viveu apenas a sombra de seu irmão Tony Garcia com quem realizou grandes trabalhos musicais.(Tony Garcia esteve presente em muitas das melhores produções da gravadora de Mickey como por exemplo na produção das músicas de Johnny O, Cynthia, Tiana entre outros).

Principais Artistas do Gênero.

Johnny O
Considerado por muitos o maior intérprete de todos os tempos com grandes álbuns como o insequecível Fantasy Girl de 1987. Johnny lançou também outros sucessos como Runnaway Love, The Freestyle, Highways of Love, Memories, In Time, entre outros. Ele foi com certeza um dos grandes trunfos de Mickey Garcia e da Mic.Mac. Johnny Ortiz nasceu no Brooklyn, no grande estado de Nova Iorque. Seus grandes sucessos tem como marca os arranjos do grande Dr. Edit, como é o caso de Fantasy Girl.

Trinere
Nascida em Miami no estado da Flórida, Trinere Veronica Farrington foi a grande sensação no mundo dos “Street Jams” no meio dos anos 80. Trinere começou sua carreira como cantora com apenas cinco anos de idade e demonstrando imenso talento e força de vontade logo se tornou um grande nome. Ela não apenas se interessou pela música como também buscou estuda-la, na universidade de Miami. Trinere foi inluenciada e inspirada por lendas da música como Donna Summers, Natalie Cole e Phillis Hyman. Outras cantoras importantes para ela foram Madonna e Janett Jackson. Durante os anos de escola dela, Trinere foi a líder vocal de uma banda popular em Coconut Grove, Flórida, chamada Euphoria. Depois de terminar os estudos ela passou um tempo trabalhando em Buffalo, Nova Iorque, com o lendário mestre do Funk Rick James. Trinere começou a trabalhar com o grande produtor Tony Butler em 1985, quando juntos eles praticamente revolucionaram a música eletrônica. Trinere tem vários sucessos na carreira, entre eles I Know You Love Me de 1984, All Night de 1985, How Can We Be Wrong de 1986, They’re Playing Our Song e I’ll Be All You Ever Need de 1986 e Rockin' To The Rhythm de 1992.

Lydia Lee Love
fez muito sucesso com apenas uma grande música, o hit “Don’t take your love” de 1987 gravada pela New York Groove Record’s. Apesar de possuir apenas uma grande música, Lydia escreveu seu nome junto dos maiores do estilo. Até hoje ela possui uma legião de fãs nos Estados Unidos e também aqui no Brasil. Em nosso país sua música fez muito sucesso na década de 90 ganhando uma regravação em português, a música “Amor proibido da dupla de mc’s Ricardo e Esquisito.

Spanish Fly
Este nome que a primeira vista pode ser estranho dá nome a maior banda de “Latin Freestyle” de todos os tempos. Formada entra as décadas de 80/90, teve entre outros sucessos o hit “Precious” de 1991, que no Brasil ficou conhecida como melô da flecha. Também é deles o hit “Treasure of my heart” que é cantada parte em Inglês e parte em Espanhol.

Linear
A banda Linear sob os vocais de Charlie Pennachio, as guitarras de Wyatt Pauley e percurssão de Joey Restivo fez muito sucesso no final dos anos 80 e início dos anos 90. Seu maior trunfo musical foi sem dúvida o fenômeno, um dos ícones do Melody, “Sending all my love” gravado pela Futura International Record’s em 1989. Também gravaram outros sucessos como “If you could be mine”.

Ray Guell
Ray Guell é “o nome” quando se fala de “Latin Freestyle”, é quase impossível apontar alguém que não conheça seu trabalho. Ray cantou suas baladas no auge do Freestyle no final dos anos 80, sua marca registrada sempre foi os arranjos perfeitamente armônicos e melódicos. Considerado por muitos o maior sucesso de Ray, o hit “You took my heart” gravado em 1989 encabeça a lista de hits eternos junto com outros. Apesar desse ser considerado o melhor, a música que marcou a carreira de Ray Guell e lhe deu grande fama principalmente nos Estados Unidos foi o hit “Just another lover”, uma música legitimamente latina.

Collage
A banda de Adam Marano que fez sucesso nas pistas no apse do Melody com o grande sucesso “I’ll be loving you” e mais tarde com o hit “Dianna”.

In-Dex
Pouco existe de informação sobre esse cantor que foi ícone dos anos de 1988 e 1989, não tem se nenhuma foto dele, mas sua música fala por si própria. In-Dex gravou seu primeiro grande sucesso em 1988, o hit “Give me a sing” pela Komix music. Em 89, voltou de novo com mais uma linda música, “Now you’re gone” gravado pela Big shot record’s.

Coro
Dono de uma voz única Jose Coro é a maior voz latina dentro do universo do Freestyle. Filho de mãe dominicana e pai cubano, Coro iniciou sua carreira como cantor com apenas oito anos de idade. Não demorou muito para ele começar a trabalhar com nomes ilustres, como o rei Stevie B com quem fez shows como dançarino e back in vocal. Coro e Stevie se conheceram através de Tolga, famoso produtor que gravou grandes sucessos pela Cutting Record’s e Atlanthic Record’s. Mais tarde ele conheceu Zahid Tariq, com quem gravaria suas três grandes músicas que foram “Were are you tonight”, “Can’t let you go” e “My fallen Angel”.

Noel
Quem não lembra de Noel e sua contagiante “Silent Morning”, hit das festinhas e pistas no final dos anos 80? Noel começou sua carreira em 1987 quando lançou seu primeiro single “Silent Morning”, que foi um marco na história da música eletrônica. Em 1988 lança seu primeiro álbum, intitulado apenas NOEL.Quase simultaneamente lança seu segundo single “Like a Child”, outro hit inesquecível. No final do mesmo ano lança um terceiro single “Out of Time”e no começo de 1989 sai um quarto single, ainda desse primeiro álbum, “Change” que não obteve tanto sucesso quanto os anteriores. No começo de 1990 Noel ainda agitava as pistas com “Silent Morning”, música que no decorrer dos anos ainda sairia em várias coletâneas de “Freestyle”. Já em 1993 participou de um projeto de Tony Moran, com a música “The Question “, projeto no qual Tony dividia os vocais com vários artistas da época. Nesse mesmo ano lança seu segundo álbum, HEARTS ON FIRE, um trabalho muito diferente do anterior, no qual trazia uma cover de “Donna”de Ritchie Valens. Durante muito tempo não tivemos notícias sobre Noel, apenas alguns boatos de que ele havia contraído o vírus da AIDS e até que havia morrido.Na verdade eram apenas boatos e em 2000 foi convidado a participar de um festival chamado Freestyle Reunion, que reunia vários mestres do estilo. Em 2001 chega à lançar alguns singles, entre eles “Will I Find a True Love” junto com o produtor Ford. As últimas notícias que temos de Noel é que ele estaria trabalhando em um novo álbum e que já anda tocando ao vivo algumas de suas músicas inéditas. Com esse fortíssimo “revival” dos anos 80, com bandas da época lançando álbuns maravilhosos, shows de bandas que já não esperávamos mais aqui no Brasil, percebemos que não é impossível Noel reaparecer trazendo um novo hit pra agitar nossas noites, com direito à “dança do lencinho” e tudo mais.

Bardeaux
Banda formada pelas três gatas Moeth, Smith e St. James, foi febre no início dos anos 90 com o hit “Bleeding heart” gravado em 1989. Uma grande curiosidade dessa banda é que elas gravaram seu disco no Japão, terra até então inexplorada pelos Freestylers. E foi lá na terra do Sol nascente que elas inovaram sendo uma das primeiras a utilizar o Cd como mídia matriz.

Nyasia
Artista da MicMac, Nyasia fez sucesso com a música “Now and forever”. Também fez sucesso com o hit “I’m the one”.

Samuel
Tem na sua carreira a música dance mais bonita de todos os tempos, a “Open your Eyes”. Samuel foi mais um dos grandes artistas a gravar com a Cutting Record’s.

Lil’ Suzy
Considerada a princesinha do Funk, ela desponta como uma das grandes vozes que gravaram com Tony Garcia. Lil, entre outros sucessos gravou “Take me in your arms” com o grande Dr. edit. Com este hit tornou-se uma das mais jovens cantoras a figurarem no topo da Billboard, aos 13 anos. Logo após, deixou Tony e começou a fazer suas produções com Victor Franco. Hoje tem sua prõpria gravadora, a Paradise Records.

Ascensão do estilo
O estilo cresceu muito desde o seu nascimento, porém, o período de maior sucesso foi com certeza entre o final dos anos 80 e início dos anos 90 quando surgiram grandes nomes do estilo, cada um com sua peculiaridade, tornando o estilo diversificado e cada vez mais único. Adaptações musicais do começo dos anos 90 Muitos elementos surgiram com o início dos anos 90, a mudança principal foi o câmbio do disco LP pelo Cd.

5 comentários:

Unknown disse...

Agradeço por vcs mostrarem tanta riqueza nessa matéria e por falar de cada um dos melhores cantores e produtores do freestyle ,ou do Latin freestyle eu particularmente sou fan desse ritmo contagiante tenho muita saudade dessa época ,obg pelo matéria .

DJ EDY - EQUIPE ALTA VOLTAGEM disse...

https://soundcloud.com/edy-silva/dj-edy-2016-miami-freestyle-demo-by-dj-edy-1

modesto disse...

informações incríveis

segue uma playlist q montei

https://open.spotify.com/user/12150199470/playlist/1tr6jnctykEsqxor8P70HD

Paulo disse...

Esse. Tempo. Pra. Mim. Foi. O. Máximo. Dancava
Demais Um abusurdo. Me. Tornei. DJ sinto. Saudades. Virei. Músico. Mas. Não. Esqueço. De. Ouvir. Essas. Musicas

Paulo disse...

Esse. Tempo. Pra. Mim. Foi. O. Máximo. Dancava
Demais Um abusurdo. Me. Tornei. DJ sinto. Saudades. Virei. Músico. Mas. Não. Esqueço. De. Ouvir. Essas. Musicas