Cia do Software a sua loja na internet

sábado, dezembro 09, 2006

A HISTORIA DO FREESTYLE



A História do Freestyle
Bem, é importante observarmos de onde o freestyle evoluiu,para que nós possamos falar um pouco sobre a sua história. E o freestyle evoluiu de outros rítmos musicais, como Discoteca, Hip Hop, Electro e do House.
A discoteca foi muito, mas muito tocada mesmo nos anos 60 e 70, e foi trazida a Nova York principalmente por David Mancuso, nascido lá mesmo. David tocou muita Discoteca "comercial" num famoso clube chamado "The Loft" e a discoteca trazia frequentemente temas romanticos, mas com batidas bastante progressivas para a época, num som, digamos, bastante "energizado".
Bem, todos nós sabemos que a discoteca influenciou e começou o que nós chamamos de "Dance Music". Com o passar dos anos, a Discoteca evoluiu e começou a ser chamada em muitos lugares, principalmente em Nova Iork de " Hi-NRG ", em meados de 1980. E " Hi-NRG " normamente tinha um tema romântico. Artistas como Thelma Houston, The Weather Girls and Phyllis Nelson emplacaram nessa época.
Um pouco antes do " Hi-NRG " se desenvolvesse, começou a surgir um estilo musical chamado Hip Hop. Muitos consideram que o primeiro Hip Hop Comercial foi a canção "Good Times" do "The Disco Group Chic".
Com Artistas como Melle Mel, The Sugar Hill Gang, e outros cantores de rap, começou a surgir uma febre no Bronx(bairro de Nova York): Dj´s de Hip Hop começaram a experimentar várias músicas "misturando" discoteca, funk e rock. Podemos dizer que os "fundadores" do Hip Hop foram DJ's Kool Herc e o Grandmaster Flash. E o Grandmaster Flash aperfeiçoou batidas e criou o que ficou conhecido na época como "breakbeats".
Mas, nos anos 70, outro Dj surgiu e fez muito sucesso: Afrika Bambaata. Durante sua própria evolução ele "tropeçaria" em um grupo europeu: Kraftwerk. E a música desse grupo foi chamada de “Trans-Europe Express.” E o mais interessante: essa música serviria posteriormente para criar a "coluna vertebral" de uma música dele mesmo: "Planet Rock". Ele simplesmente aumentou a velocidade das batidas e somou isso com o "breakbeats", combinado com um semitom de "over rap".
Arthur Baker, que ajudou a produzir Planet Rock, também ajudou a produzir a música do Planet Control "Play at your own risk". Ambas as músicas são conhecidas até hoje como electro funk. Alguns se referem a estas músicas como techno pop também.
Então, vamos revisar: Discoteca ajudou a formar a base para o Hip Hop. Hip Hop que os dj´s mixavam influenciou a discoteca para um estilo mais "pesado". Depois do Hip-Hop, o electro funk veio, um pouquinho depois. Hi-NRG também tem raízes na discoteca. Do Hip- Hop vieram os "breakbeats".
Agora com a House Music. Um dos Dj´s que foi "pesadamente" influênciado pela "lenda" David Mancuso foi Frankie Knuckles. Frankie Knuckles que também trabalhou com o grande dj Larry Levan, (o principal dj da boite "The garage paradise" em Nova Iork) levou seu estilo de mixar e editar para Nova Iork, em vários clubes por lá.
Em Particular, no clube "The warehouse", Frankie Knuckles mostrou toda a magia das pistas giratórias, e de todos os novos "sons" que surgiram durante toda aquela época. Como Frankie Knucles começou a se envolver com produção de músicas, ele acabou se esbarrando com o Dj Ron Hardy. Juntos, muitas pessoas dizem que eles criaram a House Music.
Então a House Music começou a ganhar popularidade, ganhando um estilo mais comercial, tocando principalmente em rádios fm de Nova York. Então o electro e o house criaram seu espaço próprio, com inúmeros adeptos. E, essa época, foi umas das épocas mais diversificadas musicalmente falando em todo os EUA! Então, nessa época, a música com arranjos e batidas mais "eletrônicas" criaram, digamos assim, várias comunidades dançantes na época.

Mas, no início dos anos 80, um novo estilo de música estava começando a se formar. Era uma fusão de Discoteca, House Music, Hip-Hop, Electro, Latin Dance, hi-nrg...e então nasceu o que nós conhecemos até então por freestyle! No início ele foi muito chamado de "latin hip-hop", porque acabou surgindo principalmente nos bairros latinos das Cidades americanas de Nova Iorque e Miami. Nessa época surgiram então as primeiras gravções do estilo como: "I Wonder If I Take You Home" de Lisa Lisa & Cult Jam, "Let the Music Play" de Shannon, "Please Don't Go" de Nayobe, "One More Shot" de C-Bank, "The Mexican" de Jellibean e "Scars Of Love do TKA. E o resultado disso tudo foram batidas sintetizadas semelhantes ao do electro, com um tom romântico em muitas delas, com um estilo inigualável, principalmente para a dança! E tudo parecia dar certo para o freestyle naquela época, pois todo esse conjunto estava fazendo o maior sucesso. Nessa época, Shanon e Lisa Lisa entraram no Top 40 durante 1984-85.
Existe muita polêmica em relação ao primeiro freestyle gravado. Realmente é muito difícil precisar qual deles foi, alguns sites na internet dizem que a música de Shanon "Let music Play" foi a primeira, mas existe uma versao do grupo tka da musica x ray vision de 1981 entao na minha opinião essa foi a primeira produção freestyle da historia.
E o freestyle se encaixou muito bem no mundo da dance music/eletronica e musica pop durante o meio dos anos 80, e nessa época surgiram vários artistas que levavam o freestyle a ser um dos rítmos mais tocados como: Exposé, Brenda K. Starr, Trinere, The Cover Girls, Information Society, Noel, Peter Fontaine, India e Stevie B.
Andando um pouco mais no tempo, Figuras mais novas como Lil Suzy,George Lamond, Cynthia, Johnny O, Collage, Intonation, Lil Johana e outros se tornaram grandes estrelas dentro da comunidade do Freestyle.
Os freestyles mais antigos tinham um estilo próprio, com batidas mais suaves e letras mais românticas, lembrando ainda a discoteca e o eletro, e ficou conhecido no universo freestyle como Old School(antiga escola), e os mais novos, com estilo de batidas mais graves, mas a maioria com letras e levadas também românticas ficou conhecido como New Shool(nova escola). • Artistas da Old School : Stevie B, Shana, Stephanie, Trinere, Sa-Fire, Noel, Reinald-O, Dr Edit, Connie, Lisa Lisa & The Cult Jam, Shannon, Lisette Melendez...• Artistas da New School : Lil' Johanna, Rockell, Elissa...
No Brasil, O Freestyle chegou no Brasil de carona com house (São Paulo), Electro/Miami Bass (Rio de Janeiro) e foi difundido com termos como Miami Beats (principalmente em São Paulo) e Funk Melody (Rio de Janeiro). O termo "Funky Melody" (Funky: groove, ênfase, batida forte e Melody: melodia, harmonia) foi criado nos EUA, para designar um estilo mais "melódico" do Freestyle, como por exemplo a música do Intonation "Died in your arms", mas foi usado bastante aqui no Brasil, confundindo-se com o Freestyle Puro. Embora ele tenha se espalhado em quase todos os grandes centros urbanos brasileiros, o freestyle foi trazido incessantemente para o Rio de Janeiro por volta de 1986 nos bailes funks realizados nos subúrbios cariocas. Até hoje ainda é muito tocado no estado da BAHIA. No início dos anos 90 surgiam as primeiras produções nacionais com letras em português. Embora consideremos tais produções como freestyle, as produções feitas aqui no Brasil são exemplos dígnos do mais puro funk Melody.Os pioneiros foram Movimento Funk Club com miami bass, Cashmere, Conexão Japeri e Guilherme Jardim. Depois que o "funk carioca" fez seu retorno bastante significativo em 1994, o freestyle nacional tambem voltou a fazer sucesso por aqui. Alguns artistas que se destacaram nesta época foram Latino, Abdulah, You Can Dance, Simple Dance, Copacabana Beat, Claudia Mel, Bob Rum e até artistas globais como Angélica e a Xuxa com suas paquitas fizeram musicas em versões freestyle.
O Freestyle Hoje Neste novo milênio, este estilo continua sendo produzido até hoje e está firme com seguidores como Stephanie Bennet, Elissa, Mon-A-Q, Rockell, Stevie B, Mikaila e tantos outros. Por um problema de divulgação aqui no Brasil, principalmente por conta dos próprios Dj´s, o freestyle praticamente deixou de ser um tipo de música comercial. Hoje é mais lembrado como coisa do passado, como flash back. Muitas pessoas lamentam que o estilo tenha sido esquecido pelos produtores e dj´s, enquanto na verdade o freestyle é produzido comercialmente no mundo inteiro, principalmente nos EUA, Canadá, América Latina (Latin Freestyle), Europa(Eurofreestyle)!
Vale ressaltar que, desde a década de 80, está sendo produzido freestyle no mundo inteiro, e consequentemente, o universo deste estilo musical é bastante grande...Se formos verificar as páginas de internet, os grupos de internet, as gravadoras existentes, e a quantidade de freestyle existente nos softwares p2p de troca de música, veremos que em todo lugar existem pessoas que gostam deste estilo musical! O freestyle veio para ficar, e já tem seu público cativo, que, dia após dia, só vem aumentando, cada vez mais!

8 comentários:

Anônimo disse...

EMBORA UM POUCO ATRASADO, GOSTARIA DE FAZER UM COMENTÁRIO SOBRE O SEU ARTIGO "A HISTÓRIA DO FREESTYLE", QUE TRAZ UMA BOA ABORDAGEM CRONOLÓGICA DESTE GÊNERO MUSICAL.
O PRIMEIRO COMENTÁRIO DIZ RESPEITO A UMA CITAÇÃO RARAMENTE FEITA EM OUTROS ARTIGOS QUE LI, REFERENTE A ESTE MESMO ASSUNTO: A POPULARIDA, MESMO ATUALMENTE, DO FREESTYLE NO ESTADO DA BAHIA. RECORDO-ME DA FEBRE QUE FOI ESTE ESTILO NA SALVADOR DOS ANOS 80. CHEGANDO A TOCAR, EM ALGUMAS FMs, MAIS QUE A MÚSICA BAIANA. EMBORA NÃO COM A MESMA INTENSIDADE, O FREESTYLE AINDA SE É OUVIDO EM RÁDIOS E ACADEMIAS DE MUSCULAÇÃO, INCLUSIVE NO INTERIOR DO ESTADO.
O SEGUNDO COMENTÁRIO, NA REALIDADE É UMA DÚVIDA: LI EM UMA REVISTA QUE A MÚSICA "PUMP OF THE VOLUME" É COSIDERADA A PRIMEIRA DO GÊNERO. ISTO PROCEDE OU ESTA MÚSICA NÃO É CLASSIFICADA COMO FREESTYLE?

CLÁUDIO SALES
paulkal@bol.com.br
JACOBINA-BA

claytonfreestyle disse...

na verdade essa musica pump up the volume nao é freestyle e sim house music de um grupo chamado marss se nao me engano e os primeiros freestyles sao shannon - let music play, tka - x ray vision, freestyle - dont stop the rock entre outros ate mais.

Anônimo disse...

Excelente seu artigo sobre Freestyle, mas gostaria de frisar um detalhe que esta errado neste comentário. O grupo Movimento Funk Club não pode ser considerado um dos pioneiros do Freestyle no Brasil, por que seu estilo é, e sempre foi desde o inicio o Miami Bass.

Forte abraço e sucesso ao seu Blog

Anônimo disse...

PUTZ!!!Tô de cara!!!Vc é a "FONTE" Clayton!!!Caracas !!!Tu informa "TUDO" aqui!!!Descobri seu blog através do link no CIRCLE PRINZ!!!Eu sou atualmente DJ(de CDJ) de HIP-HOP e BLACK MUSIC, mas quando comecei a discotecar em 1992, comecei tocando FREESTYLE!!!E consegui reaver muitas pérolas, através da net e de amigos!!!EU AMO o FREESTYLE!!!Bão D+ sô!!!Confesso que NÃO conheço quase NADA atual!!!O que tenho e ouço é ANTIGO!!!E até alguns dos nomes que vc cita aqui eu NÃO conheço!!!Talvez se ouvir...até lembro.
Você está realmente de PARABÉNS!!!PARABÉNS mesmo!!!
Abraços

CLODÔ D'LUÍ

leco disse...

parabens por divulgar esse ritimo maravilhoso que é o freesyle music a melhor musica de todos os tempos valeu cara um abraça.laercio cardoso-guarujá sp.

claytonfreestyle disse...

ok continuarei divulgando esse ritmo que também gosto muito.

Anônimo disse...

Veгy good informаtion. Lucky me I dіѕcοvered your ѕite by acciԁеnt (stumbleuрon).

І havе bookmarked іt fοг lаtеr!


Also visit my webѕitе ... low back pain treatment with pilates

jean weba disse...

Sou apaixonado por esse estilo musical, gostaria de saber se em Brasília existe grupos ou adeptos do freestyle, que se reúnam ou coisa parecida???